A boa saúde do coração é o segredo para viver com qualidade. É um dos órgãos mais importantes, responsável por bombear o sangue e oxigénio para todo o corpo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças que envolvem o coração são responsáveis por mais de 70% das mortes. Estes problemas cardíacos são consequências de maus hábitos que impedem o órgão de fazer a sua função e bloqueiam o fluxo sanguíneo nas artérias.
Perante este cenário preocupante, a Magnus Imagens Médicas elaborou um conteúdo com 5 dicas para prevenir e manter um coração mais saudável.
Confira a leitura abaixo!
Sobre o coração
Como muitos já sabem, o coração é indispensável para o organismo viver. A sua estrutura muscular é oca, onde o lado esquerdo e direito têm atribuições próprias.
O coração, posicionado no centro do peito, age involuntariamente a cada batida e bombeia o sangue para os pulmões. Região onde recebe o oxigénio que acompanhará toda a distribuição do sangue pelo corpo.
O sangue bombeado segue apenas numa direção pelas válvulas de entrada e outra de saída. Desta forma, cumpre o papel de nutrir os tecidos do corpo e eliminar qualquer produto residual.
O que são doenãs cardiovasculares?
Na Europa as doenças cardiovasculares causam mais de 4 milhões de mortes por ano, com destaque para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a principal causa de morte em Portugal. O cenário do país, segundo estudos, revela que um em cada quatro portugueses vão morrer por causa cardiovascular nos próximos 10 anos.
Assim, conhecer as doenças mais comuns do coração, é uma forma de prevenção e atenção aos cuidados.
Confira algumas:
- Arritmia Cardíaca;
- AVC;
- Hipertensão;
- Cardiomiopatias;
- Aterosclerose;
- Doença Cardíaca Congénita;
- Insuficiência Cardíaca.
O foco da saúde deve ser a prevenção perante os causadores de problemas, como a hipertensão arterial que é prejudicial à saúde do coração, podendo causar lesões cardíacas, sobrecarga no coração, insuficiência cardíaca e problemas irreversíveis para a saúde.
SINTOMAS
É fundamental saber identificar quando há o mau funcionamento do coração para cuidar de maneira prévia e evitar um agravamento da sua saúde.
Confira alguns sintomas e caso identifique, procure um especialista.
- Dor no peito;
- Falta de ar;
- Palpitações;
- Desmaio;
Mude os seus hábitos
Entende-se que a saúde com o coração é algo que deve ser priorizado, sempre! Para evitar qualquer risco de doença é preciso adquirir hábitos saudáveis no seu dia a dia.
1. CONTROLE O STRESS
Em momentos de stress, há um aumento da ansiedade, o que pode provocar diversas doenças no organismo, inclusive para o funcionamento do coração.
Neste contexto de ansiedade, os níveis de cortisol no organismo aumentam. Sendo esta uma das hormonas que favorece a concentração de glicose no sangue, desencadeando outros problemas como diabetes e descontrolo nos níveis de colesterol.
Para evitar o stress recomendamos um sono de qualidade e uma organização do seu dia a dia de modo a ser possível a realização de hobbies, meditação, relaxamento, ioga, pilates bem como atividades ao ar livre.
2. DEIXE DE FUMAR
Um dos maus hábitos para o coração é o tabagismo. O ato de fumar atua diretamente sob o sistema cardiovascular e aumenta o risco de obstrução nas artérias.
Segundo dados mais de 1,3 milhões de portugueses fumam diariamente. Esta população está mais suscetível a problemas como aterosclerose, elevação da pressão arterial e risco de enfarte.
Parar de fumar deve ser uma prioridade se procura qualidade de vida. A mudança começa por si!
3. PRATIQUE EXERCÍCIO
Se pretende um coração forte e preparado, além de uma saúde de ferro, a prática de exercício físico deve tornar-se um hábito.
Os benefícios são garantidos para todo o corpo, como o fortalecimento dos músculos, ajuda no controlo da glicemia e pressão arterial, diminuição da glicose, melhoria dos distúrbios metabólicos, auxílio no aumento do colesterol bom (HDL) e diminuição do mau (LDL).
Para a Organização Mundial da Saúde, o tempo ideal para a prática de atividade física é de 30 minutos de exercício todos os dias. Experimente optar por atividades que goste para se tornar um processo mais agradável.
4. ALIMENTE-SE ADEQUADAMENTE
A alimentação é outro hábito indispensável para quem deseja um coração saudável!
Tenha uma dieta variada com alimentos ricos em nutrientes e reduza o consumo de bebidas e alimentos industrializados ou ultraprocessados. A redução de sal e açúcar já auxiliam para evitar calorias vazias que prejudicam o funcionamento do corpo. A sua saúde agradece.
Com uma dieta equilibrada é possível evitar a hipertensão arterial e diabetes, aumentar a imunidade e reduzir as hipóteses de enfarte.
Procure um especialista e faça da sua alimentação um momento diário de cuidado.
5. REDUZA O CONSUMO DO ÁLCOOL
O consumo de bebidas alcoólicas é um ritual socialmente comum. No entanto, essa prática torna-se prejudicial e irreversível ao fígado e ao coração, agindo de forma silenciosa no organismo.
O relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) aponta Portugal como um local de consumo nocivo de álcool. São consumidos cerca de 11 litros de bebidas alcoólicas per capita, enquanto a média da OCDE situou-se nos 9,1 litros per capita.
Relembramos que esse excesso causa doenças e lesões, exemplos como o desenvolvimento de aterosclerose, risco de insuficiência cardíaca, arritmias, enfarte agudo do miocárdio e a cardiomiopatia alcoólica.
É isso mesmo! A saúde do coração só depende de si! As escolhas dos seus hábitos é que revelam se possui ou não uma vida saudável.
Seguir estes 5 hábitos e, claro, ter consultas regulares com o médico assistente e realizar exames é optar por uma vida de maior qualidade e alegria.
Na Magnus somos referência no cuidado com a sua saúde!
Afinal na Magnus, a sua Saúde é a nossa melhor Imagem!
Não adie a sua Saúde! Entre em contacto connosco:
E-mail: geral@magnusimagens.pt
Telefone: 219441142 e 927552424
Serviços – Magnus Portugal (magnusimagens.pt)
Av. Capitão Salgueiro Maia Nº 10 A, Urbanização Jardins do Cristo Rei, 1885-091 MOSCAVIDE